segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Dar Espaço


Nos dias de hoje facilmente somos “empurrados” a correr atrás da vida… a correr atrás dos afazeres domésticos, atrás de “exigências” profissionais, sociais e familiares, atrás do relógio, atrás de emoções… De forma menos ou mais consciente, no meio do frenesim desse “corre-corre” tendemos a desconectarmo-nos e a afastarmo-nos do nosso centro de paz e equilíbrio. É desde esse centro que a vida se apresenta tal como cada um a perceciona de acordo com as ferramentas de conhecimento que reuniu, integrou e colocou em prática ao longo das experiências e vivências da sua vida.

Seria benéfico que todos tivéssemos encontrado na vida uma ferramenta que fosse uma poderosa ajuda para o cultivo de uma atitude de higiene mental/emocional, da mesma forma como mantemos a higiene física. É de importância vital para o equilíbrio e bem-estar de cada um, inserir na rotina diária de forma consciente pequenas mudanças, cultivar pequenas ações, que por sua vez de forma gradual e natural, operarão grandes mudanças na forma de como nos sentimos e observamos a nós próprios e consequentemente na forma de nos relacionarmos com o mundo e com a vida.
Há momentos em que é necessário dar espaço à vida, para que desde esse espaço haja oportunidade de crescimento e expansão.De facto, concedendo-nos “espaço” para cultivarmos um estado de atenção e observação consciente para connosco próprios, abrimos uma janela de oportunidade para fazermos acontecer algo diferente nas nossas vidas.

Mas, o que é isso de “dar espaço”?

Dar espaço trata-se da desidentificação da atenção com o pensamento/personalidade. Por vezes a vida convida a abrir mão do que pensamos para que, nesse espaço, possamos redefinir o que pensamos, acreditamos e sentimos, reformulando assim a nossa própria perceção da realidade. Deste modo algo novo pode ter lugar para florescer e se manifestar na vida. Mais do que com os olhos, vemos e filtramos a vida através do que sentimos (emoções) e acreditamos (crenças). Dito de outro modo, vemos a vida através das lentes que no momento usamos. E se alterarmos a graduação das lentes?... Ou mesmo, se removermos as lentes?... O que acontecerá? Espaço!
“Dar Espaço”... “Espaço” é a distância que separa o observador daquilo que é observado. “Dar” é a escolha e responsabilidade de cada um. Dar Espaço a nós próprios é viver de forma mais plena cada momento, graças a uma visão mais abrangente. Se não gostamos do que recebemos da vida, talvez seja o momento de observar o que estamos a dar de nós à Vida, pois recebemos dela aquilo que damos de nós.


Namastê
Jorge Miguel Porfírio

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.